Responsabilidade Ambiental
Estamos comprometidos com práticas empresariais ambientalmente sustentáveis, procurando incutir respeito ambiental aos nossos parceiros. A Eurogrip encontra-se a cumprir as suas responsabilidades decorrentes do Decreto-Lei nº 152-D/2017 de 11 de dezembro, no que respeita à gestão de resíduos de embalagens, através da adesão ao Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens. Juntos iremos criar um futuro mais sustentável.
A solução é reciclar!
"O problema dos resíduos dos plásticos que verificamos nos oceanos deriva de países e pessoas que pelo seu comportamento anti ambiental não colocam os plásticos usados para reciclar, pois a solução passa por reduzir, reutilizar e reciclar o plástico.
Em Portugal temos o Ponto Verde e O Novo Verde, em cooperação com as entidades oficiais canalizam os plásticos para tornarem a ser reciclados e entrarem novamente no circuito da embalagem.
Este produto é inerte, e em Portugal e na Europa na Indústria existe a economia circular em que os produtos entram para o circuito da reciclagem.
Foi proposto soluções nomeadamente aditivos ao plástico, como o d2W – OXO Biodegradble plastic, que apenas convertem o plásticos em micropartículas e não resolvendo o problema dificultam a reciclagem.
A solução do plástico biodegradável de fontes alimentares, para além de ser economicamente muito mais cara, +-4 vezes o custo do produto actual, sendo a origem da cana do açúcar, fécula de batata... a nosso ver é muito mais perigosa para a humanidade. Vai-se aumentar a desflorestação para plantar cana-de-açúcar e outros produtos agrícolas e vamos canalizar recursos alimentares levando a que o terceiro Mundo tenha mais miséria, mais seca e menos recursos...
A matéria–prima do PELD de origem fóssil tem que ser retirada quando se faz a extracção do petróleo, gás natural e se não for transformada em plástico será um resíduo para a humanidade.
A solução passa por reduzir o consumo do plástico e reciclar..."