Poderá o sector da reciclagem e da gestão de resíduos ter impactos económicos? Pode a economia ganhar com as vantagens ambientais?
A economia circular, baseada na redução, reutilização e reciclagem de materiais, não é apenas uma preocupação ambiental, mas também uma oportunidade para novos negócios e para o dinamismo económico de países e empresas. A viragem para a economia circular implica uma nova industrialização, verde, digital e assente em energias renováveis.
A reciclagem é um dos setores que enfrenta o desafio de atingir as metas europeias de reciclagem de embalagens colocadas no mercado até 2025.
É necessário estudar a cadeia de valor da gestão de resíduos e encontrar novas soluções, incluindo embalagens mais inteligentes e recicláveis. A industrialização verde oferece uma oportunidade para investir em projetos diferenciadores e criar empregos. O programa de inovação aberta da Sociedade Ponto Verde, Re-Source, é um exemplo disso.
A estratégia para a circularidade está presente no Pacto Ecológico Europeu e inclui neutralidade carbónica, eficiência no consumo de água, mobilidade elétrica, entre outros. Reduzir, reutilizar e reciclar são uma oportunidade para empresas, Estados e consumidores.
Leia a noticia completa aqui